arrumar emprego

Confira 9 dicas para quem quer arrumar emprego

Há quem diga que arrumar emprego está cada vez mais difícil no Brasil e há quem afirme o exato oposto. Mas o fato é que, cumprir essa meta pode ser complicado, em especial para quem está à procura do primeiro emprego. Um dos maiores dilemas que vemos por aí é a questão da experiência em oposição à qualificação.

O mercado de trabalho aparenta estar cada vez mais concorrido e, portanto, exigente. Já que existem mais opções de aprendizado e qualificação, a impressão que temos é que o número de vagas está menor. Tudo isso causa desconforto e ansiedade para quem deseja conseguir o primeiro emprego ou a melhoria de cargo.

É muito comum ouvirmos de recém-formados em diversas áreas profissionais que o mercado não recebe jovens inexperientes. Na outra ponta do espectro, há trabalhadores que têm muita experiência na área, mas podem perder oportunidades no emprego por falta de aperfeiçoamento e atualização de seus conhecimentos e habilidades. O que pesa mais na hora de procurar emprego, afinal?

Arrumar emprego não precisa ser uma etapa tão dramática da vida. Basta conhecer os critérios exigidos pelas empresas que estão contratando, qual é o nível de concorrência de vagas e quais são os fatores que podem fazer a diferença no mercado atual.

Além disso, existem algumas dicas práticas que você deve seguir para te ajudar a arrumar emprego logo e dar os primeiros passos em sua carreira!

Quais os critérios exigidos pelas empresa na hora de contratar?

Podemos enumerar ao menos cinco critérios principais, que são exigidos por empresas de todos os segmentos na hora da contratação:

  • Graduação na faculdade;
  • Formação em experiência técnica;
  • Nível de ânimo;
  • Capacidade de relacionamento interpessoal;
  • Resultados anteriores.

Os primeiros critérios dizem respeito à formação acadêmica ou técnica. Em certas vagas de emprego como, por exemplo, a profissão de soldador, mecânico ou eletricista é necessário ter formação em um curso técnico.

quais os critérios exigidos pelas empresa na hora de contratar
Fonte/Reprodução: original

Outras profissões, como professores, enfermeiros ou advogados, pedem a formação acadêmica, além de outras qualificações. Logo, a depender da vaga que você almeja, é necessário priorizar a formação.

Já o critério da experiência técnica deve ser observado por aqueles que já tiveram outros empregos na mesma área. Mas, existem empresas que contratam profissionais recém-formados e com pouca, ou nenhuma, experiência.

Elas podem fazer isso através de programas ou políticas de contratação, justamente para abrir o mercado para novos talentos. Se você faz parte desse grupo, é preciso conhecer quais empresas abrem vagas para pessoas que possuem qualificação, mas não têm experiência no trabalho propriamente dito.

O nível de ânimo, isto é, o entusiasmo para trabalhar em uma determinada empresa, é medido especialmente na entrevista. Não é uma questão de demonstrar somente simpatia (embora isso ajude). É uma questão de demonstrar-se proativo, disposto a assumir a função, aprender as dinâmicas da empresa e trazer resultados para ela. Esse comportamento está ligado diretamente com o próximo critério a ser observado, que é a capacidade para relacionamentos interpessoais.

Em uma empresa, é necessário que os colaboradores saibam conviver, interagir e extrair o melhor um do outro. Conhecer técnicas de comunicação e mostrar que domina um ambiente coletivo é um comportamento muito valorizado, sendo considerado, de fato, uma habilidade importante.

Já o último critério, que são os resultados anteriores, dizem respeito àqueles que já exerceram a função, bem como sua reputação no mercado de trabalho. Para aqueles que desejam arrumar emprego pela primeira vez, vale a pena mencionar as conquistas acadêmicas, atividades extracurriculares, entre outros.

Quais as vagas de emprego mais concorridas?

Ao arrumar emprego, uma das dúvidas mais comuns é sobre quais são as vagas mais concorridas. No Brasil, os empregos mais procurados em todos os estados são:

Essas vagas são muito disputadas porque existe uma abertura cada vez maior do mercado para elas. Afinal de contas, com o aumento do número de empresas e lojas, a necessidade de profissionais que atuem nessas vagas aumentou.

Para quem busca o primeiro emprego, essas funções também são ótimas, pois, muitas delas não requerem anos de qualificação ou formações muito específicas.

Como conseguir emprego atualmente?

Atualmente, para arrumar emprego é mais importante unir pontos de qualidades do que ser muito bom em um determinado aspecto e ruim em outros.

como conseguir emprego atualmente
Fonte/Reprodução: original

As empresas buscam por colaboradores estáveis, que saibam se relacionar, compreender ordens e produzir. Isso requer uma pessoa que saiba desempenhar tarefas, aprender rápido, que tenha habilidades de comunicação e que seja aberta a feedbacks.

Obviamente, quanto mais qualificações você obtiver, mais fácil será arrumar emprego, mas os critérios citados acima são absolutos para qualquer empresa.

9 dicas para quem quer emprego

As dicas para arrumar emprego rapidamente demonstram na prática o que as empresas tanto procuram na hora de contratar.

Arrumar emprego deve ser visto como um trabalho

Mesmo que você ainda não seja parte de uma empresa, esse é o momento de incorporar a busca por um emprego em sua rotina. Isso significa estabelecer um horário para começar e terminar a procura, todos os dias.

É comum que aconteçam dezenas de rejeições antes que a pessoa obtenha um “sim”, portanto, é lógico que quanto mais você direcionar seus esforços para arrumar emprego, mais rápido e eficaz será o processo.

Avaliar requisitos específicos

Além dos critérios gerais citados aqui, algumas empresas também exigem outros tipos de qualificação e habilidades. Por exemplo, para arrumar emprego em certas vagas, em uma determinada empresa, pode ser necessário a fluência em inglês ou outro idioma. Isso vale para qualquer outra habilidade.

Busque saber de antemão o que a empresa para a qual está se candidatando quer.

Saber quais áreas mais contratam no momento

Ainda que o setor econômico esteja sempre variando, existem ramos do mercado que prosperam constantemente. Um bom exemplo disso é a abundância de empregos online, em home office, que cresceu nos anos de pandemia. Portanto, mantenha-se informado quanto às tendências do mercado de trabalho e tente se adequar a elas.

Usar plataformas

Existem sites como o vagas.com onde é possível descobrir quais empresas estão abertas a contratação e em quais áreas, inclusive em sua cidade. Procure as suas áreas de interesse e use os filtros de busca.

Caso haja poucas vagas, tente abranger mais a pesquisa para novas áreas que estejam no campo que você deseja. Se for o contrário, com vagas demais, deixe a busca mais específica para facilitar seu trabalho.

Direcionar para o alvo certo

Se você já domina uma área e está na etapa de arrumar emprego nessa função, não hesite em fazer uma lista com as empresas que você mais deseja. Veja quais são os benefícios, as condições de trabalho e, claro, os critérios de escolha de funcionários de cada uma.

Cortar intermediários

Essa dica é valiosa, pois ao invés de entregar seu currículo para um assistente, você pode buscar saber quem é o responsável do setor que deseja contratar. Obviamente, isso não é tão fácil, mas as redes sociais, como o Linkedin, podem ajudar nisso.

Ser autêntico no primeiro contato

A tarefa de enviar currículos todos os dias pode ser cansativa, mas vale a pena personalizar a mensagem de cada e-mail enviado. Ao invés de se ater a um modelo, apele para a comunicação, isto é, humanize a sua mensagem e demonstre o seu ânimo dessa forma.

É uma atitude que parece pequena, mas que demonstra zelo, proatividade e capacidade de adaptação: todas as qualidades que qualquer empresa adora.

Elaborar um bom currículo

É lógico que essa dica é vital, pois o currículo é o documento que comprova suas qualificações. Você deve conhecer a empresa na qual deseja trabalhar para evitar gafes no currículo, mas o ideal é ter uma abordagem equilibrada.

Não use modelo “engessado”, mas também não inove demais, especialmente se a área não exige criatividade. Tenha um currículo informativo, mas conciso.

Preparar para a entrevista

Prepare-se bastante antes mesmo de chegar nessa etapa. O ideal é ter um comportamento agradável, equilibrado, que reflita seu currículo e demonstre como o seu trabalho pode agregar à empresa. Mostre-se autêntico e disposto, e jamais falte com a verdade!

Sem dúvidas arrumar emprego pode ser um desafio, mas basta seguir as dicas mostradas, com muita dedicação e, em breve, seus esforços renderão frutos!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Webstories
[web_stories title="true" excerpt="false" author="false" date="false" archive_link="false" archive_link_label="" circle_size="150" sharp_corners="true" image_alignment="left" number_of_columns="6" number_of_stories="20" order="DESC" orderby="post_title" view="carousel" /]
Cheerful woman smiling against white background
Chegou a hora de descobrir o produto financeiro ideal para você, de forma gratuita, rápida e segura!

Não perca mais tempo, cadastre-se agora e receba dicas, acesso a centenas de cartões, serviços financeiros e qual o cartão de crédito ideal para o seu perfil!

5/5
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram
Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
Conteúdos Relacionados
Seleção de Cartões
Cartão de Crédito Click Itaucard Mastercard Platinum
Mastercard Platinum
Cartão de Crédito Click Itaucard Mastercard Platinum
Anuidade

Grátis

Renda Mínima

Não foi informada pelo banco

Cobertura

Internacional

Aplicativo

Android e iOS

Cartão de Crédito PAN Mastercard Platinum
Mastercard Platinum
Cartão de Crédito PAN Mastercard Platinum
Anuidade

12x de R$ 41,66(R$ 499,92)

Renda Mínima

R$ 5.000,00

Cobertura

Internacional

Aplicativo

Android e iOS