O primeiro pensamento que passa na nossa cabeça após perder um item tão importante é: “como rastrear meu celular roubado”. Até alguns anos atrás, depois que você era roubado ou perdia seu celular, tinha que contar com a sorte de encontrá-lo de novo.
Porém hoje, é sim possível rastrear meu celular roubado. Para entender como funciona esse rastreamento e o que deve ser feito depois de um roubo, confira nossas dicas no artigo a seguir.
É possível rastrear um celular roubado?
Hoje, é possível sim rastrear meu celular roubado na grande maioria dos aparelhos, principalmente nos mais modernos. Inclusive não só rastrear, como também bloquear ou até mesmo resetá-lo, para que ninguém tenha acesso aos dados que contém no aparelho.
Como faço para rastrear um celular roubado?
A maneira de rastrear meu celular roubado depende principalmente do sistema que ele possui. Hoje, os principais são o Android e o iOS, confira abaixo como rastrear meu celular roubado em cada um deles:
Android
Para localizar um celular Android, será necessário ativar o Gerenciador de Dispositivos do Google. Nas configurações do celular, com ícone de engrenagem, você encontra o Google e lá mesmo é possível localizar a opção “encontre meu dispositivo”, então é só ativá-la.

Para rastrear meu celular roubado, você pode abrir o app “Encontre meu Dispositivo” para localizar ou pelo site, no computador. E aí você pode reproduzir o som do Android, para que você consiga localizá-lo, bloquear o aparelho ou limpar todo seu conteúdo.
iPhone
Para rastrear meu celular roubado iOS, o próprio sistema já possui o famoso “Buscar meu iPhone” ou “Find my iPhone”, logado pelo iCloud. Também é necessário ativar essa opção nas configurações do telefone.
O rastreamento do iOS pode ser feito através do site da iCloud, pelo aplicativo “Buscar” ou pelos ajustes do iPhone. Assim como no Android, você pode tocar um som para encontrá-lo ou apagar todos os dados, deixando o celular bloqueado e sem nenhum tipo de utilidade.
Um diferencial do iOS, é que você pode ativar o “modo perdido”, onde o celular é bloqueado e uma mensagem exibida, avisando que o aparelho foi perdido.
O que fazer quando rastrear celular roubado?
Se você conseguiu localizar o aparelho roubado, é importante identificar se o local é seguro. E caso não seja ou haja dúvidas, jamais tente recuperá-lo sozinho. Em alguns casos, você pode buscar ajuda na polícia, para que eles possam ir até o local indicado e tentar recuperar o aparelho.

Caso não seja possível recuperá-lo, reset todos os dados e conteúdos do celular, antes que ele seja desligado ou desconectado da internet. Dessa forma, você consegue proteger suas fotos, senhas, dados bancários e evita um problema maior.
Posso rastrear celular roubado se ele estiver desligado?
Apesar da tecnologia nos ajudar muito na hora de rastrear meu celular roubado, infelizmente esse rastreio só é possível enquanto o celular estiver ligado. Por isso é importante realizar o rastreamento e tomar as providências o mais breve possível, evitando que o aparelho seja desligado ou fique sem bateria.
Sem internet?
No caso dos aparelhos com sistema Android, só é possível localizá-lo enquanto o celular estiver conectado à internet, usando dados móveis ou em uma rede Wi-Fi. Já para quem usa o iPhone, é possível rastrear meu celular roubado sem qualquer tipo de conexão à internet.
Quais aparelhos de celular permitem rastreio?
A função de “rastrear meu celular roubado” foi conhecida inicialmente pelos usuários de iPhone, porém hoje, diversas marcas e sistemas já oferecem essa segurança. Além do iOS e Android, alguns fabricantes de renome como Motorola, Xiaomi e Samsung também possuem o rastreamento.
Porém, todos os telefones possuem um código chamado IMEI. Ele funciona como um número de registro de cada aparelho celular que existe e, através dele, também é possível realizar o rastreamento do aparelho.
Como saber?
Como os telefones possuem o código IMEI, você deve tê-los em mãos e utilizar sites ou aplicativos para essa finalidade, fazendo com que o seu celular roubado possa ser localizado.
Para evitar maiores dores de cabeça na hora de rastrear meu celular roubado, vale sempre ativar previamente as configurações de segurança e ter anotado em um local seguro o código IMEI do celular. Dessa forma, você consegue agir com mais rapidez e evitar problemas maiores.