Como rastrear um celular roubado é a dúvida de muitas pessoas. Isso porque, furtos e roubos são frequentes em todas as cidades brasileiras. Felizmente, existem ferramentas desenvolvidas especialmente para rastrear um celular roubado ou perdido.
Inclusive, algumas dessas ferramentas já são do próprio celular, seja ele um Android ou iPhone. Conheça a seguir, todos os métodos de rastrear um celular roubado de maneira eficiente.
Como faço para rastrear um celular roubado?
Para rastrear um celular roubado o usuário deve procurar pelas ferramentas e métodos disponíveis para seu modelo de celular. Geralmente, os dispositivos mais modernos já disponibilizam métodos e ferramentas eficientes para o rastreio em caso de perdas.

Também é possível optar por aplicativos muito eficientes e bem avaliados por usuários que passaram pela mesma situação e conseguiram rastrear um celular roubado. Por isso, é indicado que antes de realizar o bloqueio do IMEI do aparelho, vale buscar pelos métodos de rastreio para localizar o celular.
Como faço para rastrear um celular Android roubado?
Para rastrear um celular roubado, é importante se atentar ao tipo de dispositivo. Em caso de um aparelho Android, torna-se possível o rastreio por meio do Gerenciador de Dispositivos, criado pelo Google.
Através deste site, o usuário Google obtém não só a localização exata do seu celular, mas também consegue reproduzir som em aparelhos no modo silencioso, realizar o bloqueio de todo dispositivo e limpar o conteúdo presente no celular.
Passo a passo
Para que o Gerenciador de Dispositivos consiga rastrear um celular roubado, o aparelho deve estar com o modo de localização previamente ligado. Confira o passo a passo:
- Localize a aba de “Configurações” (ícone de engrenagem);
- Nesse menu, procure pela opção “Google”;
- Abra “Encontre meu dispositivo” dentro do menu Google;
- Ligue a chave para deixar disponível a opção de rastrear um celular roubado.
Pronto! Agora o celular poderá ser rastreado através do “Encontre meu Dispositivo”. Porém, para que o serviço funcione adequadamente, é preciso que o celular esteja conectado em uma rede Wifi ou 4G.
iPhone
Já no caso de um iPhone (iOS), rastrear um celular roubado deve ser feito por meio do “Buscar meu iPhone”, ferramenta parecida com o Gerenciador de Dispositivos do Google. Para utilizá-lo, é preciso acessar a aba de Ajustes do iPhone e ativá-lo. Desse modo, será possível rastrear um celular roubado ao acessar o iCloud Find.
Como faço para rastrear um celular roubado que está desligado?
Atualmente, é quase impossível rastrear um celular roubado que está desligado. Já no caso do iPhone, o recurso “localização por crowdsourcing” consegue encontrar aparelhos desligados ou sem conexão de rede. Porém, esse recurso não está presente em todos os aparelhos, apenas para o iOS 13.
Para utilizar a ferramenta do iPhone, o usuário deve ativar o Buscar também em outro dispositivo da linha, como Mac, outro iPhone ou iPad. Assim, será possível localizar e gerenciar dados de celulares roubados ou perdidos.
Quais App indicados para rastrear celular roubado?
Muitos aplicativos são capazes de rastrear um celular roubado ou perdido. Eles são capazes de aumentar as possibilidades de encontrar um dispositivo. Atualmente, o mais utilizado é o famoso Life360, um App que utiliza o GPS para rastrear um celular perdido em tempo real.

Outro App indicado para encontrar um aparelho perdido é o Find My Phone, aplicativo que consegue passar a localização exata de um celular por meio de um mapa. Nele, é possível cadastrar diversos aparelhos, pois também serve como forma de localizar familiares e amigos.
Como ativar no seu celular o rastreador?
Para conseguir rastrear um celular roubado, o usuário deve ativar em seu celular o rastreador. Esse trabalho pode ser feito de forma rápida nos celulares Android, basta acessar as configurações do dispositivo, procurar pela aba de “Segurança” e ativar o botão que indica “Encontre meu Dispositivo”.
Em caso de iPhone, a tarefa é feita através de “Ajustes”. Nesse ambiente, é possível encontrar por “Buscar” e verificar se o serviço está atualmente ligado. Caso não esteja, basta tocar para deixar o botão verde.
É importante lembrar que mesmo com a realização dessas atividades, rastrear um celular roubado não significa que será possível recuperá-lo. Quando isso acontece, é importante optar pelo bloqueio do IMEI na operadora e excluir todos seus dados.