Você sabe quem é a pessoa mais rica do mundo hoje? Apesar de o ano de 2021 ter sido marcado por grande instabilidade, proveniente da pandemia, ataques entre países e, consequentemente, uma lenta recuperação nos mercados, mesmo assim um grupo seleto de 10 pessoas, na sua maioria homens, acumulou uma fortuna de R$ 59,6 trilhões, e muito provavelmente pelos motivos já mencionados, é um valor de R$ 1,8 trilhões a menos quando comparado com o ano anterior.
Na lista onde se encontra a pessoa mais rica do mundo, temos uma diminuição de 87 nomes, quando comparada com o ano anterior, cuja fortuna era avaliada na casa dos bilhões, individualmente. Na maioria dos casos, pessoas naturais da Rússia e China. Conheça as mair ricas a seguir!
Quem são as 10 pessoas mais ricas do mundo?
Na lista, junto com a pessoa mais rica do mundo, existe um grupo seleto de homens, muitos deles provenientes do setor da tecnologia, mas também do mercado financeiro, outros do comércio de roupas e do mundo das telecomunicações.
Ao contrário do que se possa parecer, nem todos entre esses 10 homens possuem formação em ensino superior. Segue a lista em ordem decrescente, do mais rico até os demais, dos detentores do poderio financeiro global.
Elon Musk, a pessoa mais rica do mundo
Primeiro da lista, considerado a pessoa mais rica do mundo, Elon Musk, 50 anos, nascido na África do Sul, mas que fez sua fortuna nos EUA, formado pelas faculdades Queen’s University e Universidade da Pensilvânia, em Física e Economia. Elon fundou sua primeira empresa em 1995, na qual fornecia conteúdos para jornais em formato online.

Sua posição atual foi tomada de forma meteórica, tudo porque em 2020 ele ocupava a posição 31 da lista de mais ricos, mas foi para segundo lugar em 2021, e agora se posiciona na primeira, ao tirar o então primeiro lugar, que perdurava por quatro anos consecutivos.
Elon Musk, é proprietário de uma das maiores companhias de carros de modelos elétricos do mundo, como também é dono da empresa SpaceX, que trabalha em sistemas aeroespaciais. No entanto sua fortuna não se dá tão somente por causa dessas duas empresas, pois o empresário e investidor em tantas outras, que englobam e ajudam nesse acréscimo de sua fortuna, que é estimada em 219 bilhões de dólares.
Jeff Bezos, Fundador da Amazon
Logo depois, temos o fundador da Amazon, que já foi considerado, por quatro anos consecutivos, a pessoa mais rica do mundo.
Jeff Prestor Bezos, de 58 anos, nascido nos Estados Unidos, possui formação acadêmica pela universidade de Princeton em engenharia elétrica e ciências da computação.
Foi inovador e, aos 30 anos de idade, na garagem de sua casa em Seattle, fundou a Amazon, uma loja que veio se tornar a maior do varejo online. Assim como Elon Musk, a pessoa mais rica do mundo, a sua fortuna, que é estimada em 171 bilhões de dólares, não se dá somente de uma empresa, mas como também de muitos outros investimentos do empresário.
O empresário, ao seguir o fluxo contrário de tantos outros, teve uma crescente, no período da pandemia, onde Jeff contratou mais de 175 mil novos funcionários.
Bernard Arnault, dono de grandes grifes
Empresário de 73 anos, primeiro e único dessa lista pertencente a um país da Europa, Bernard Arnault nasceu na França e é dono de um grupo de 70 marcas de roupas, mas não quaisquer roupas, e sim marcas de grife, como Sephora, Louis Vuitton, Tifanny&Co e Christian Dior.
Esse império é familiar, iniciado pelo pai de Bernard, que começou no mundo da construção. No entanto, foi Bernard Arnault que fez esse império familiar se firmar.
Ele é formado em engenharia pela universidade École Polytechnique e tem sua fortuna avaliada em 158 bilhões de dólares, o dobro do valor de 2020.
Bill Gates, fundador da Microsoft
Quarto nessa lista, Bill Gates, de 66 anos, nascido nos Estados Unidos, empresário mundialmente conhecido, tudo porque sua empresa, a Microsoft, disseminada por todo mundo.

Considerado o gênio da informática, foi capaz de criar aos 13 anos seu primeiro software. Mas apesar de toda essa expertise, não possui formação acadêmica, apesar de ter tentado entrar duas vezes na Universidade de Harvard, mas sem sucesso.
Por anos, Bill Gates foi considerado a pessoa mais rica do mundo, mas perdeu o posto em 2018. Sua fortuna é estimada em 129 bilhões de dólares, mas não é tão somente proveniente da Microsoft, pois o empresário possui tantas outras empresas.
Warren Buffett, gênio do mercado financeiro
Seguindo a lista, temos agora o homem mais velho dessa lista, Warren Buffett, de 91 anos, nascido nos Estados Unidos e formado pela Universidade de Columbia no curso de economia. Ele foi capaz de fazer todo seu império através de investimentos financeiros.
Assim como os demais acima listado, Warren também figurou na primeira posição, pois já foi considerado a pessoa mais rica do mundo. No entanto, hoje não passa da quinta posição, e sua fortuna é estimada em 118 bilhões de dólares.
Warren Buffet, além de investidor, ele é administrador, empresário e também filantropo, possuidor de mais de 60 empresas.
Larry Page, sócio na criação do Google
Na sexta e na sétima posição temos os sócios criadores do Google, a começar por Larry Page, de 49 anos, nascido nos Estados Unidos, com sua formação em ciências da computação, pelas Universidade de Michigan e Stanford. Ele possui um império pautado basicamente no ramo da tecnologia.
Além do Google, Page possui investimento em diversos subprodutos de suma importância para o mundo digital, como o YouTube, o Gmail e o sistema operacional de celulares, o Android.
Hoje, sua fortuna é avaliada em 111 bilhões de dólares, o que fez com que subisse da posição de oitavo lugar no ano de 2021, para a posição que se encontra hoje, sexto, da lista da pessoa mais rica do mundo.
Sergey Brin, sócio na criação do Google
Sergey Brin, de 48 anos, assim como Page, é cofundador do Google, sua nacionalidade é Russa, no entanto, sua criação é norte-americana, o que faz dele um imigrante nessa lista de basicamente estadunidenses.
Tem sua formação pelas universidades de Maryland e Stanford, no curso de ciências da computação, assim como seu amigo Larry Page, e da mesma forma, subiu algumas posições em 2021.
Além do Google, Brin se dedica a outras inovações tecnológicas, como é o caso do Google Glass. Hoje sua fortuna está na casa dos 107 bilhões de dólares.
Larry Ellison, fundador da Oracle Corporation
Mais um norte-americano na lista, Larry Ellison, de 77 anos, é nascido na cidade de Nova York, e assim com Bill Gates, também não possui formação acadêmica, apesar de ter tentado por duas vezes, no curso de medicina, em duas faculdades, Universidade de Illinois e a Universidade de Chicago.
Sua fortuna é proveniente da empresa Oracle, que é considerada uma das maiores empresas do setor de tecnologia do mundo e que é especializada na área de desenvolvimento de softwares, hardwares e também do comércio de banco de dados. O valor do seu patrimônio é de 106 bilhões de dólares.
Steve Ballmer, responsável por grandes aquisições da Microsoft
Steve Ballmer, antigo CEO da Microsoft, de 66 anos, americano, com sua formação em matemática e economia pela universidade de Harvard.
É dono da franquia de NBA da equipe Los Angeles Clippers, e entrou na lista das 10 pessoas mais ricas do mundo, ao figurar na nona posição, pela primeira vez. Além disso, é descrito como filantropo e tem sua fortuna avaliada em 91,4 bilhões de dólares.
Mukesh Ambani, fundador da Reliance Commercial Corporation
Único asiático dessa lista, Mukesh Ambani, de 64 anos, é da Índia, no entanto, nasceu no Iêmen. Ele é presidente da maior empresa privada da Índia, a Reliance Industries, que trabalha com refino de petróleo e fibras de poliéster.
O empresário tem sua formação acadêmica na Índia, na Universidade de Bombaim, no curso de engenharia química, mas fez seu mestrado em administração de empresas, nos Estados Unidos, na Universidade de Stanford.
Sua fortuna é estipulada em 90,7 bilhões de dólares e galgou o top 10 pela primeira vez em 2022.
Como o ranking foi definido?
Esse ranking é formado através de informações dos patrimônios declarados pelos menos, e são medidos através dos valores ativos e passivos, quem fica incumbido de coletar esses dados e fazer essa divulgação é a revista Forbes.
A revista iguala os valores desses homens num único tipo de moeda, que é o dólar, visto que é uma moeda aceita em todo mercado internacional.
Podemos perceber que o poder está nas mãos de homens, na sua maioria norte americanos, da área da tecnologia, um meio que tem crescido consideravelmente por todo mundo, tanto por isso que esses homens conseguiram e arcaram com os louros desse crescimento tecnológico.
Mas não tão somente, temos bilionários de outras áreas que foram sagazes e souberam driblar até mesmo a crise sanitária de uma pandemia, ao manter-se ou mesmo aparecer numa lista no qual revela a pessoa mais rica do mundo.