Fazer o imposto de renda anualmente pode ser uma dor de cabeça e uma preocupação danada. Tem que estar muito atento aos valores declarados para não cair na famosa “malha fina” e estar muito atento à data limite de envio. Para assim receber corretamente a restituição do seu Imposto de Renda.
O serviço da Restituição do seu Imposto de Renda, acontece quando você tiver pago a mais do que o necessário após a avaliação da sua declaração, a diferença pode retornar para você via PIX. Caso você ainda tenha dúvidas, continue a leitura.
O que é a restituição do seu Imposto de Renda?
A restituição do seu imposto de renda é um reembolso que a Receita Federal realiza aos contribuintes que tenham pago mais do que o necessário. Algumas contribuições são deduzidas e isso pode gerar uma diferença, essa diferença será restituída pela receita federal.

A restituição do seu imposto de renda pode acontecer por ter o Imposto de Renda retido na fonte, que é quando o IR é descontado no salário do contribuinte, então até o fim do prazo para declaração do IR, a sua contribuição pode ser maior do que você necessariamente deve se pagar, por conta dessas contribuições ao longo do ano, isso pode garantir a restituição do seu Imposto de Renda.
O que dá direito a restituição do Imposto de Renda?
Para ter a restituição do seu Imposto de Renda existem duas formas, que podem acontecer simultaneamente. A primeira é a já explicada retenção na fonte, onde é cobrado a contribuição do Imposto de Renda no salário ao longo do ano.

A outra alternativa, é com a declaração correta de despesas dedutíveis, pois as mesmas podem dar um “desconto” no seu IR, gerando uma diferença no valor final. Entre as despesas dedutíveis mais comuns: despesas com educação, despesas médicas, despesas com dependentes e doações. Cada despesa dedutível tem sua própria regra para dedução.
As despesas médicas podem ser deduzidas integralmente, já que não há limite para o mesmo. As despesas com educação por sua vez tem um limite de R$ 3.561,50 de desconto. Para ter ciência do quanto você pode deduzir do seu IR e se os seus gastos se enquadram em alguma despesas dedutíveis, acesse aqui.
Como realizar a consulta para saber se tenho direito a restituição do seu Imposto de Renda?
A Receita Federal disponibiliza em seu site e aplicativo a consulta para saber se o contribuinte tem direito a restituição do seu imposto de renda. Para isso, será necessário o CPF do contribuinte.
Acesse o site da Receita, insira seu CPF, data de nascimento e o ano que deseja consultar. Facilmente já mostrará se você tem direito a restituição do seu imposto de renda.
App
Outro jeito muito fácil de saber se você tem direito ao seu imposto de renda é pelo aplicativo Pessoa Física. Para acessar, procure o aplicativo na sua loja no smartphone e instale. Após a instalação e primeiro acesso, siga os seguintes passos:
- Clique nos três pontinhos no canto superior esquerdo;
- Selecione “Consulta Restituição”;
- Digite seu CPF e o ano que deseja consultar.
Qual o calendário para os pagamentos da restituição?
A restituição do seu imposto de renda é realizada em datas pré-determinadas pela época em que o contribuinte enviou a sua declaração.
Quanto antes for o envio, antes será o recebimento, salvo pessoas com mais de 60 anos ou deficientes, que serão prioridade. Os pagamentos serão feitos via pix utilizando o CPF do contribuinte como chave, não será possível receber com outra chave além do CPF.
As datas para pagamento em 2022 são as seguintes:
- Primeiro lote em 31/05;
- Segundo lote em 30/06;
- Terceiro lote em 29/07;
- Quarto lote em 31/08;
- Quinto lote em 30/09.
O valor da restituição do seu imposto de renda ficará disponível por 1 ano, após esse período o valor será devolvido à Receita Federal, caso perca esse prazo, entre em contato com os telefones do Banco do Brasil.
Por incrível que pareça, a restituição do imposto de renda não é tão popular e pode passar despercebido, principalmente aos que estão realizando sua primeira declaração. Por isso é importante compartilhar essa informação para que todos possam consultar sua situação e receber de volta um valorzinho, que para alguns pode ser de grande ajuda.