O CDB DI é mais uma opção de investimento de renda fixa, ideal para investidores de perfil conservador. Ele está entre os melhores investimentos do mercado, desde a sua legalização nos anos 60. Saiba mais sobre o CDB DI, suas vantagens e como ele se difere de outros títulos.
CDB DI: o que é?
O CDB, sigla para Certificados de Depósito Bancário, se trata de um investimento de renda fixa de perfil conservador. Suas aplicações recebem são protegidos pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito), e tem entre seus benefícios:
- Diferentes prazos;
- Bom rendimento;
- Segurança;
- Facilidade.
Quando o banco emite um CDB, ele capta recursos para suas operações até o período acordado. Após esse período, ele remunera os investidores conforme a rentabilidade previamente estabelecida.

O DI se refere a uma taxa utilizada para remunerar as operações feitas entre bancos, já que eles também realizam empréstimos entre si. Dessa forma, o CDB DI é um título de renda fixa veiculado a taxa DI. Vale destacar que a taxa DI acompanha a taxa Selic, e normalmente fica cerca de 0,10 pontos abaixo dela.
Como funciona o CDB?
Os títulos de renda fixa funcionam basicamente da mesma maneira, e não é muito diferente para o CDB DI. Nele, a transação ocorre entre os investidores e as instituições bancárias, que pegam o dinheiro emprestado para o financiamento de suas atividades. Depois do período acordado, o valor é pago com juros.
Pontos que se diferencia funcionamento CDB
O funcionamento do CDB DI se difere em alguns pontos dos outros investimentos de renda fixa. São eles:
- Os títulos são emitidos com diferentes prazos de resgate;
- O aporte mínimo pode variar, há opções até por menos de R$1.000,00.
- Os rendimentos são pós-fixados, já que acompanham a taxa DI.
Essas são as principais diferenças entre o funcionamento do CDB DI em relação a outros títulos de renda fixa.
Rendimentos para o CDB
Investir por uma corretora oferece mais opções de produtos para investimentos, já que os melhores rendimentos podem vir de bancos não tão conhecidos. Grandes instituições bancárias oferecem geralmente os seus próprios produtos financeiros.

Na hora de tomar uma boa decisão, é importante entender o que são os principais tópicos presentes nas ofertas de títulos. Saiba mais sobre eles abaixo.
Rendimento
É o valor que o título pode render, que considera o capital investido, o período de aplicação e as taxas.
Taxa de rendimento CDB
Mostra quanto o capital renderá no futuro. No caso do CDB DI, a taxa é pós-fixada, pois acompanha a taxa DI.
Segurança
O CDB DI possui garantia do FGC, ou seja, em caso de falência da instituição bancária emissora, o investidor recebe uma garantia ordinária de até R$1 milhão a cada 4 anos.
Liquidez ou resgate
É a data em que o investimento será recebido de volta.
Mínimo aplicado
Se trata do valor mínimo que o investidor precisa aplicar em determinado título.
Riscos ou vantagens do CDB
Um dos riscos do CDB DI é o título não possuir liquidez diária, ou seja, o dinheiro não pode ser resgatado quando for necessário. Caso o investidor passe por alguma emergência e precise do dinheiro, o mesmo não estará disponível antes do prazo estipulado. Já a principal vantagem é possuir garantia do FGC, que garante que o investidor não sairá prejudicado caso o emissor venha à falência.
Qual melhor: CDB ou Poupança
Mesmo com a facilidade de investimento e isenção de Imposto de Renda, geralmente o CDB DI compensa mais que a poupança. Isso ao considerar a alíquota IR descontada sobre o rendimento.
CDB ou LCI
O LCI, sigla para Letra de Crédito Imobiliário, pode acabar atraindo o investidor por conta da isenção do Imposto de Renda. Mas assim como a poupança, seus rendimentos não são mais altos que o CDB DI.
O CDB DI é uma excelente opção de investimento de renda fixa, que possui garantia do FGC e aporte mínimo com valores para todos os bolsos. Conhecer as possibilidades quando se está pensando em investir, é importante para escolher a melhor opção.