Muitas pessoas não sabem o que é o código de segurança do cartão e onde achá-lo. Isso acontece, principalmente, com quem começou a fazer compras online e tal código é solicitado.
Este post tirará todas as suas dúvidas a respeito do assunto, ao explicar tudo que você precisa saber sobre o código de segurança do seu cartão. Acompanhe!
O que é o código de segurança do cartão ou CVV?
O código de segurança do cartão, também é conhecido como CVV (Card Verification Value), que é uma sigla em inglês para “Valor de Verificação do Cartão”.

Normalmente, o CVV é composto por três ou quatro números, mas também pode ser chamado de CVC e CCV, a depender da bandeira do seu cartão.
Para que serve?
O CVV é utilizado para compras online, como um substituto da senha utilizada em estabelecimentos físicos. É uma espécie de mecanismo contra fraude, visto que esse número aparece apenas no cartão, não aparecer em recibos, faturas ou qualquer outro tipo de documento impresso. O número do CVV está relacionado ao CPF do titular do cartão.
Onde fica o código de segurança do cartão do cartão?
É comum que o código de segurança do cartão esteja na parte traseira, em itálico e em tamanho pequeno. Isto é feito com o objetivo dele ser discreto.
Dicas com risco relativos ao código de segurança do cartão
Como o código de segurança não está presente em nenhum outro lugar a não ser no próprio cartão, as chances de terceiros conseguirem usar seu cartão em compras online são escassas, a menos que ele seja roubado.

Mesmo assim, nesses casos, seria preciso do seu CPF, além do número do cartão e CVV para fazer a compra. Por isso, evite deixar outros documentos perto do seu cartão e mantenha o máximo que puder ele próximo de você, em segurança.
E quais informações na frente do cartão de crédito?
Na parte da frente do cartão de crédito, normalmente, encontra-se o número do cartão de crédito, o nome do dono e a data de vencimento.
Número do cartão
O número do cartão é formado por 16 algarismos, que são separados em blocos de 4 números. A numeração presente serve para identificar a qual bandeira e instituição o cartão pertence.
O primeiro ou segundo dígito refere-se a bandeira do cartão como Visa, Mastercard, ELO, etc. Até o sexto dígito está relacionado a instituição emissora, a partir do sétimo identifica a conta exclusiva do titular do cartão, e o último dígito é uma espécie de verificador da operação, que tem o intuito de trazer segurança.
Nome do proprietário
O nome impresso do titular, normalmente, vem abreviado e visível na parte da frente do cartão. Para transações online, o campo do nome do titular deve ser preenchido da mesma forma que está impresso no cartão.
Data de validade do cartão
A data de validade do cartão, frequentemente, vem impressa na parte da frente e contém quatro dígitos (exemplo: 10/22). A data de validade existe para que o cliente possa receber um cartão atualizado, além da oportunidade de trocar um que esteja obsoleto.
Fora o nome “data de validade”, outras nomenclaturas também são utilizadas, como: válido até, validade, data de expiração, valid thru, val. thru e good thru.
Com este post, foi possível tirar todas as dúvidas a respeito do código de segurança do seu cartão e como o mesmo deve ser utilizado. Vale lembrar que se você busca uma maior segurança em compras online, é possível criar cartões virtuais, que serão utilizados apenas com esse propósito, e podem ser excluídos e criados quando o cliente desejar.