Emprestar o cartão de crédito pode ser um grande problema para você. Usar o cartão de crédito é um costume comum entre os brasileiros, cerca de 52 milhões de brasileiros fazem uso dessa forma de pagamento.
Porém, uma prática nada saudável derivada do uso do cartão é emprestá-lo. A seguir, entenda os motivos que tornam esse hábito uma péssima escolha para sua vida.
Por que não é uma boa ideia emprestar o seu cartão de crédito para terceiros?
O principal motivo para não emprestar o cartão de crédito é o risco da pessoa que pediu emprestado não conseguir arcar com os valores da parcela. Se a mesma não possui recursos financeiros suficientes para ter o limite que atenda às suas necessidades, como garantir que ela poderá pagar as parcelas do seu cartão?

Outra alternativa é justamente ela já ter usado todo o seu limite de forma descontrolada e indevida, e agora precisa pedir o de terceiros, o que torna ainda mais evidente a situação de risco.
5 motivos para você não emprestar cartão de crédito
Confira agora 5 motivos pelo qual você não deve emprestar cartão de crédito para terceiros:
Porque os juros são altos
Segundo o mapa da inadimplência do Serasa, 29% das causas de negativação são por conta do cartão de crédito, e isso se dá pelas altas taxas de juros que podem chegar a mais de 100% ao ano.
O ideal é que o pagamento seja feito na data certa, e caso você esteja com dívidas que não foram suas, o pagamento pode não chegar no dia correto.
Porque o limite pode ser atingido facilmente
Você pode precisar do seu limite e não terá. Em algum momento de emergência, você pode precisar do limite do seu cartão, mas ele já foi estourado por outra pessoa.
Porque você pode ser responsabilizado pelas dívidas do outro
Talvez você precise pagar uma dívida que não é sua. Caso a dívida não seja quitada e você não queira ir parar na lista do SPC, terá que pagar uma conta que você não fez. Além disso, você pode “sujar” seu nome.
Caso ocorra a falta do pagamento, seu nome irá para a lista de inadimplentes, e isso causará sérias dores de cabeça, pois pessoas com CPF negativado tem dificuldade em obter crédito, fazer financiamentos e empréstimos.
Porque o cartão pode ser bloqueado
Caso a pessoa digite a senha incorreta várias vezes o cartão será bloqueado, e para desbloquear, exige uma certa burocracia, pois a empresa entende que a digitação incorreta da senha pode ser caso de roubo ou fraude.
O que pode ocorrer também, já que o cartão está na mão de outra pessoa, é aumentar ainda mais o risco de clonagem, o golpe mais aplicado do país, compras indevidas e até mesmo a perda do cartão.
A perda causa ainda mais burocracia, pois exige ligar para o seu banco e bloqueá-lo, para que nenhuma compra seja feita, nem cópia seja tirada.
Porque você pode ter problemas com o seu histórico de crédito
Ao emprestar o cartão de crédito, caso haja algum problema e você atrase faturas ou até mesmo deixe de pagar e ficar negativado, tudo isso constará no seu histórico de crédito.
Sempre que você for criar um novo cartão, fizer um financiamento ou empréstimo, todo seu histórico será cuidadosamente avaliado. Todos os bancos fazem isso para que possam ter um controle e uma avaliação segura.

Com seu histórico ruim, você terá poucas chances de conseguir fazer cartões novos e garantir algum crédito. Por isso é fundamental que você aprenda a dizer “não” sempre que necessário, sem se importar se a pessoa é muito próxima do seu convívio ou não, pois na maioria dos casos, perde-se a boa relação e adquire-se o estresse e a dívida desnecessariamente.
Saber dizer não nas horas corretas não é egoísmo, é um ato de manutenção das relações, e proteção, que evita atritos futuros. Seja sincero com você e com as pessoas que estão à sua volta, dessa forma, você ajudará mais do que apenas dizendo um sonoro “sim”, que pode se tornar uma grande dor de cabeça no futuro.