As notas de 1 real foram descontinuadas em 2005 pelo Banco Central, por isso, se você ainda tem uma cédula guardada, talvez essa seja a hora de fazer dinheiro com esse item que atualmente é desejado pelos colecionadores.
Veja onde vender sua nota de 1 real e quando ela vale atualmente nesse post, para saber mais sobre essa nota que deixou saudade e faz parte do imaginário de muitas pessoas.
Por qual motivo a nota de 1 real saiu de circulação?
As notas de 1 real saíram de produção por conta de seu alto custo de produção. As cédulas duram pouco mais de um ano, e custam muito para serem produzidas. Enquanto isso, as moedas possuem uma estimativa de vida útil de 20 a 30 anos, algo mais duráveis.

Por conta disso, as notas de 1 real foram descontinuadas em 2005, ficando disponíveis apenas em moedas, com direito a edições comemorativas, como os 50 anos da fundação de Brasília e as mais famosas, as das olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016.
As notas de 1 real podem ser usadas ainda hoje?
Uma vez retiradas de circulação pelo Banco Central, ao tentar usar a nota de 1 real no comércio, para fazer transações bancárias ou pagamentos ela será recusada, pois não tem mais valor.
O valor da nota de 1 real atualmente ficou por conta dos colecionadores, que compram esses itens raros para completar suas coleções, e por conta disso, o valor desses itens podem ser altos em caso de venda. Tudo dependerá do seu estado de conservação.
É possível comprar nota de 1 real?
Se você deseja comprar ou vender sua nota de 1 real, o momento é agora, porque na internet existem sites especializados em venda, onde é possível vender e comprar essas cédulas, assim como as moedas comemorativas de 1 real. Veja onde encontrar:
Onde comprar?
Para comprar, sites como Mercado Livre, OLX e Enjoei, possuem várias opções. Pesquise bem e verifique a melhor opção para você.
Como vender?
Para vender, você pode usar essas mesmas plataformas, caso tenha moedas e notas de 1 real a venda. Não esqueça de tirar boas fotos dos produtos e fornecer o máximo de informações para os compradores, a fim de vender mais rápido e ganhar dinheiro.
Quais outras notas podem ser vendidas e quais os valores?
As notas 100 reais da primeira família do real, de 1994, com as assinaturas de Rubens Ricupero e Pedro S. Malan possuem um detalhe diferenciado e tiveram poucas tiragens, o que faz delas raras.
As séries de notas que não possuem a frase “Deus seja louvado” são raras e uma cédula pode chegar a valer 4,4 mil reais. As séries são as AA 1199, 1200 e 1201.

A segunda família do real possui a nota de 2 reais, e as que possuem as inscrições CJ (de 2015) e DF (de 2016) podem ter o valor de R $260,00.
A nota de R$ 20,00 com a assinatura de Joaquim Levy e Alexandre Tombini tiveram poucas tiragens, por isso, seus valores para podem chegar a R$ 300,00.
Como saber se a nota é verdadeira no ato da compra?
Para se assegurar de que a nota é verdadeira, se atente ao número de série, pois ele é um dos fatores que influenciam no valor elevado dessas notas, além de desenhos que podem ser identificados contra luz e o estado de conservação, que geralmente não são aceitos por colecionadores que desejam comprar.
A nota de 1 real ficou no imaginário de muita gente, ao se tornar um item de colecionador mesmo depois de 15 anos em desuso. Por isso, se você possui interesse em comprar ou em vender a sua nota de 1 real, aproveite o momento e faça dinheiro com esses itens raros.